quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ações da Caccum promove qualidade de vida para a população de Joaquim Gomes

2012-05-23 - 09:27:33
Hoje, do ponto de vista institucional, os bairros pobres da cidade vive uma realidade diferente das décadas anteriores. Além do poder público e religioso, normalmente envolvidos em ações de cunho social, as comunidades contam também com a atuação das ONGs. Organizações não governamentais.

Como Organização Não Governamental, a CACCUM foi fundada em 30 de setembro de 2010, por um grupo constituído principalmente de universitários, filhos da terra e com intuito de retribuir a Deus e a comunidade, parte do que recebemos. Dispostos a doar-nos de forma a expandir o conhecimento, resgatar a cultura local, valorizar e reafirmar a importância da educação e cuidar do meio ambiente, além de criar e/ou estimular ações que visem o fortalecimento sócio-econômico do município.

Objetivo é promover a defesa do meio ambiente, do patrimônio cultural, promover o desenvolvimento humano do município, estimular a educação, promover pesquisas e estudos de impacto social e ambiental da região, apresentar sugestões às autoridades governamentais prestadoras de serviços públicos para a execução de obras que visem o bem estar social, promoção gratuita e de qualidade da educação e da saúde e promoção do voluntariado entre outras.


Os trabalhos realizados pela Casa de Cultura Cidadã Urucum muitas vezes desempenham funções necessárias para potencializar a qualidade de vida da população e promover a cidadania, minimizando ou extinguindo dificuldades de muitas destas pessoas.

Nas comunidades de Joaquim Gomes, por exemplo, é desenvolvido um trabalho social pelo Projeto Cabeça Feita, uma ideia da jovem universitária Aldjane que junto aos 12 membros da ONG, trabalham na luta por melhoria de vida dessas famílias. De acordo com a idealizadora, o Projeto providência e busca atender em áreas diversas do município, apoio escolar, lazer, esportes, atendimento odontológico, formação social, política, econômica, religiosa e ambiental. O Projeto ainda tem como objetivo fomentar o diálogo entre os jovens, que muitas vezes vivem em famílias desestruturadas, ou em que os pais saem para o trabalho e não dispõe de tempo para contribuir com eficiência na educação dos filhos.
Em Joaquim Gomes é comum encontrar grupo de jovens e até mesmo crianças, pelas ruas sem ocupação, o que às vezes acabam sendo induzidos a caminhos que não trás retorno, ao não ser levar para uma vida desolada, mas o trabalho desses jovens da Caccum tem ajudado aos jovens terem uma visão diferente, como se trata de uma organização não governamental, às vezes não encontram estrutura para um trabalho ainda mais efetivo, porém de forma gradativa, eles vêm se empenhando por uma cidadania entre o povo dessa terra.
O presidente da ONG, Neilson, tem sua participação ativa e conta com todos sem considerar ninguém, mais preparado que o outro, a final todos tem uma bela bagagem em defesa da vida, a última ação da Caccum foi no domingo passado, quando se reuniram no Conjunto Antônio Celestino Lins e em parceria com o presidente da Associação Comunitária daquele bairro, promoveram ações que beneficiou os moradores de Antônio Celestino Lins.
Entre as ações, foram feito atendimento de prevenções à saúde, como medição de pressão arterial, teste de glicose, os profissionais que participaram do projeto Cabeça Feita, ainda realizaram exames de citologia, no bairro, as crianças puderam brincar com momento de recreação, apresentações de capoeira e um forró ao som do forró de Pinel do Acordion. Além de cortes de cabelos, que beneficiou muitos jovens e mulheres que ali estiveram.

O mutirão da saúde, também como foi chamado, despertou a atenção da comunidade, a prefeitura também visa fazer parcerias com a Ong para tornar a Praça uma referência de lazer para os moradores do local. “O engajamento das crianças e jovens nas atividades torna possível à construção de um projeto de vida para eles. Com as atividades de arte-educação, logo será possível percebermos que há melhora no aprendizado que as crianças recebem na escola e, para a comunidade, a violência e o desemprego acabam sofrendo queda.

A respeito da oferta de atividades de arte e cultura para os bairros da cidade, a vice-prefeita acredita que está havendo um aumento, mas que ainda está aquém do necessário: “Deve haver mais parcerias entre o Poder Público, ONGs e comunidades para gerar oportunidades, desenvolvimento humano e abrir perspectivas para o futuro dos jovens, que ainda estão muito carentes de arte e cultura, dependendo da região onde moram”, opina.

Ana Genilda, vice-prefeita do município destaca a relevância do trabalho realizado pelos membros da Caccum. O papel desempenhado pela ONG é especialmente importante no campo das Políticas Sociais e da Assistência Social. A ONG é um resultado da própria mobilização popular, reapresentando um lugar em que a sociedade civil atua e ajuda a encontrar alternativas aos problemas existentes, auxiliando na fiscalização dos serviços oferecidos pelo Poder Público.

No contexto nacional e mundial mostra que as ONGs têm um papel facilitador do acesso das populações carentes aos seus direitos. Explicitam a demanda através de diagnósticos e despertam a atenção do Poder Público para as necessidades das comunidades. É bom lembrar que a cultura está muito além de ensinar a pintar um quadro, a arte não foi feita para educar ninguém. Ela não é uma ferramenta, é um processo contínuo de transformação.
A última luta que está travada pelos membros da Caccum é melhorar a questão de segurança no município, onde já participaram de reuniões com autoridades e não se negaram a falar o que pensam sobre os poderes públicos, quando o assunto foi segurança pública.
Fonte:  http://www.jgnoticias.com/texto.php?ID=2313>

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradutor