Mov. Estudantil - 17/11/2010


Na manhã dessa quarta um grupo de estudantes que utilizam o transporte público para chegar até a capital, estão reunidos em frente a câmara municipal, a motivação é ocasionada devido a situação em que se encontra os ônibus que fazem o transportes dos universitários. Conversamos com os jovens, Fernando, Neilson e Gustavo, os mesmos informaram que estão lutando por melhor qualidade dos transportes, e que o que levou se reunir em frente a casa do legislativo é justamente, para logo após a decisão dos parlamentares, em que elegerão o prefeito interino, que seja feita a reivindicação direta ao mesmo. Eles irão pedir que o próximo prefeito se comprometam em melhorar o transportes, que segundo os estudantes estão colocando em risco a vida de todos que são transportados inclusive do próprio motorista, a exemplo disso várias vezes os ônibus ficam quebrado no caminho, outras já pneus desgastados torna perigosa viajem, eles acreditam que tenha sucesso na manifestação. A maioria estão vestidos de branco para que não sirvam de ameaças, pois trata-se de um grupo de estudantes e não baderneiros. Esse grupo não está envolvidos em outra suposta manifestação que pretendem tumultuar a sessão afim de um encerramento rápido, evitando o andamento da eleição. Garantiram ainda que não se trata de grupo envolvidos com partidos políticos. Já a polícia procurada pelo site, disse que está pronta para manter a paz, e que tudo deve ocorrer tranquilamente e pediu para que a sociedade ficasse calma que a ordem será mantida. (Referência: Luzamir Carneiro, 17 de Novembro de 2010, www.jgnoticias.com).


É notória a condição infame dos ônibus que pertencem ao município e que transportam alunos,
falo por que também já utilizei! Já usamos por sinal até jipe engesa, Veraneio, Kombi velha doada pelo
DER, D20, e o teco-teco que foi leiloado na gestão passada.
                Quem usa estes ônibus sabem que nunca foi confortável andar nos mesmos e agora então
quebrando quase toda semana duas ou três vezes, aí se danou! Mas é impressionante como tinha tanta gente torcendo para que Gustavo, Fernando, Neilson, Neto, Rodolfo, Anderson e o restante da turma fossem esculachados pelas autoridades, eram muitos animados pela situação que se encontrava nossa Câmara de Vereadores naquele momento específico. Nem passa pela cabeça da grande maioria, que aquele protesto já deveria ter sido feito há muito tempo e que há muito
tempo já deveríamos ter ônibus pelo menos no patamar do veículo da Prefeitura de Boca da Mata. Quesonho! O que tem o voto de cabresto haver com isso? Tudo! Temos uma sociedade que grita no seu interior, porque não pode abrir a boca senão perde a boquinha que lhes dá a oportunidade de ser alguém ou ter pra ser alguém. Porque quem fala mal dos “coronéis” e depende da nobre velha donzela, se falar ou participar de protestos contra a situação, provavelmente perderão seus proventos e saldos positivos na conta corrente. Enquanto fomos escravos dessa ditadura e opressão que até tenta nos impedir de falar e não soubermos que a escravidão e o tempo de coronel acabaram, viveremos em um lugar onde impera a ganância pelo poder para poucos e a subserviência daqueles que necessitam de tudo, o nosso povo será torcedor e
advogado de político e vai pedir o enforcamento daquele que luta por uma maioria sem ter a maioria do
lado dele.Aos covardes por necessidade, desejo um futuro melhor!  ( Referência: Erinaldo Calado, 18/11/2010, www.jgnoticias.com)



Não é de hoje que os estudantes de Joaquim Gomes vêm enfrentando uma terrível falta de respeito, tendo que todos os dias encarar uma dura realidade ao ter que se aventurar dentro de uma sucata ambulante, para poder usufruir dos seus esforços intelectuais, ou seja, para poder estudar e assim terem uma vida digna. Tudo isto para não ser mais um pedinte social, portanto o que ganhamos em troca são o descaso e o  desrespeito conosco classe estudantil.Antes do ato tivemos uma reunião onde ficava claro a posição do movimento, ou seja, de caráter apartidário. [...Também foi colocado em pauta o que seria feito se depois de tudo o que foi dito se viesse apenas um ônibus. E foi o que aconteceu. Por isso nós nos juntamos e batemos os pés e dissemos que não deixaríamos o referido ônibus vir para Maceió, até que chegasse algum representante do poder executivo para solucionar o problema. E logo a polícia fez valer a classificação feita por K. Marx de que instituição polícia é a legitimação da violência. Até que de repente aparece um bobo da corte fazendo malabarismo e querendo nos agredir. Tudo o que foi feito e dito durante o ato, foi de grande sucesso. Infelizmente ainda há pessoas que não tem consciência de direitos e deveres e por não conhecer falam bobagem, classificando o protesto como uma bagunça e nos chamando de maloqueiros. Sendo que maloqueiragem é exercer uma função a qual não está preparado e usar seu expediente como momento de paquera. A explicação para eles nos chamarem de maloqueiros é que se naquele momento déssemos um chute nas partes baixa do executivo, certamente acertaríamos a cara daqueles que nos repudiou. Entretanto ainda não adquirimos tal consciência de luta. Dentre várias afirmações, dissemos que a manifestação foi um sucesso! E deveras acreditamos nisso; embora a reunião prometida e marcada pelo senhor secretário de transportes ainda não tenha passado de “promessa”. Sem falar que por diversas vezes, tentamos contato com o citado servidor, e ele, sem nenhum pudor e de maneira deseducada simulou que a ligação estava caindo e desligou o telefone. Isso aconteceu mais de uma vez...] (Referência: Gustavo Félix e Fernando Milton, 01/12/2010, www.jgnoticias.com).





A manifestação feita pelos estudantes e universitários serviu como exemplo para muitos que deixam de lutar  pelos seus direitos, como exemplo de muitos que também se utilizam do veículo para chegar até a capital, mesmo assim preferiram não comparecer no manifesto e deixaram de fortalecer ainda mais o grupo. Nem por isso os que estavam presentes cruzaram os braços, logo após o término da sessão da câmara, enquanto aguardavam a chegada do ônibus para conduzi-los até Maceió, um grupo que participaram da manifestação durante todo o dia, se posicionaram à frente do ônibus impedindo assim sua saída. A intenção dos manifestantes era chamar a atenção das autoridades responsáveis pelo transportes e em meio ao tumulto a polícia apareceu para impedir que estudantes atrapalhasse a passagem do ônibus, tendo em vista que algumas pessoas estavam dentro do veículo e queria viajar...]. Já o universitário Neilson Gomes, disse que não está querendo ônibus de luxo, mas que tenha pelo menos condições básicas para o transporte de pessoas...] (Referência: Luzamir Carneiro, 18/11/2010, www.jgnoticias.com)



Vejam a flagrante do Repórter (Luzamir Carneiro, www.jgnoticias.com, matéria de hoje 14/02/2011), a falta de respeito para com os estudantes da zona rural de Joaquim Gomes.

[...É lamentável ver nos dias de hoje, onde temos uma legislação do trânsito que proíbe certas práticas e ter que encarar essas crianças em cima de carros que além de não possuir estrutura que atenda as exigências do trânsito não é adequado para o transporte de pessoas. É uma situação bastante delicada, pois essa prática é de longas datas, como deve ser resolvido, isso somente os órgãos competentes devem ter uma solução, e se na oportunidade o promotor vai falar sobre os universitários, achamos que será um momento bem propício para se falar também dos alunos da zona rural, se achamos desrespeito com os universitários imagine o tamanho do descaso para essas crianças. Luzamir carneiro, jgnoticias.com

Tradutor