Caccum





A Casa de Cultura Cidadã Urucum, doravante denominada CACCUM, é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, com sede no Município de Joaquim Gomes-AL.

Como Organização Não Governamental, a CACCUM foi fundada em 30 de setembro de 2010, por um grupo constituído principalmente de universitários, filhos da terra e com intuito de retribuir a Deus e a comunidade, parte do que recebemos. Dispostos a doar-nos de forma a expandir o conhecimento, resgatar a cultura local, valorizar e reafirmar a importância da educação e cuidar do meio ambiente, além de criar e/ou estimular ações que visem o fortalecimento sócio-econômico do município.
Objetivos: Promover a defesa do meio ambiente, do patrimônio cultural, promover o desenvolvimento humano do município, estimular a educação, promover pesquisas e estudos de impacto social e ambiental da região, apresentar sugestões às autoridades governamentais prestadoras de serviços públicos para a execução de obras que visem o bem estar social, promoção gratuita e de qualidade da educação e da saúde e promoção do voluntariado entre outras.
DO NOME:
Casa de Cultura: Local físico ou grupo de pessoas, com fins de planejar ações;
Cidadã: Um grupo de cidadãos que se disponibilizou para pensar e agir pela melhoria da qualidade de vida de todos os outros cidadãos da comunidade local;
Urucum: Variação de Uruku/ Urucu, que em Tupi significa: fruto do urucuzeiro, vermelho. Remete as origens do município de Joaquim Gomes – Alagoas, posto que Urucum foi o primeiro nome dado a esta cidade, em face que havia e ainda há  índios Urupês, presente hoje na Aldeia Wassú Cocal, e estes  ainda utilizam o uruku para se pintarem. Urucum, como forma de homenagear nossas origens e cultura local: olhando o passado para projetar o futuro.





Tradutor