terça-feira, 5 de junho de 2012

Sociedade e autoridades policiais sentam novamente para discutir criação do Conselho


2012-06-05 - 15:55:23
A luta para reduzir a violência em Joaquim Gomes continua sociedade civil organizada, ONGs e poderes públicos voltaram a se reunir, com a intenção de fomentar a criação do Conselho de Segurança, a iniciativa da ONG Caccum, representada por Aldjane, vem fortalecendo essa ideia, que hoje já ganha à aceitação de vários grupos da sociedade, e até de toda maioria, a presença do Major, Sirqueira, Tenente Fernando Maia, Sargento Félix e Sargento Cassiano, que representaram a segurança pública, demonstrando interesse em ver Joaquim Gomes caminhando em paz, Major Sirqueira, junto com os demais apresentou um modelo do estatuto, que deverá ser criado para reger o Conselho de Segurança, que deve ser criado para garantir melhor segurança no município, o Major Sirqueira trouxe como modelo um estatuto que está funcionando há seis anos no município de Boca da Mata, que servirá como base para a criação aqui em Joaquim Gomes.
Além do Conselho deve ser criado um fundo para gerir o conselho, que é chamado de fundo de segurança social, nossa missão é fazer um trabalho de prevenção, mas precisamos da população para nos ajudar, denunciando. Disse o Tenente Fernando Maia.
Essa união entre a sociedade e organizações, vai ajudar a polícia manter a paz no município, foi o que falou o Tenente Maia. Aldjane disse que chegou a criticar a polícia, já que a população tem em mente que a polícia não resolve, mas reconhece que a população não chega para denunciar o que de fato acontece por isso à criação desse conselho vai firmar essa ação entre a polícia e sociedade, esse é um dos papeis do conselho, que vai aproximar a polícia da sociedade.
A vereadora Tereza Cristina de Almeida deu sua opinião quando defende a criação do conselho, mas sugeriu a mudança do nome, ao invés de ser conselho de segurança, que se transforme em Conselho de Defesa Social. A ideia da vereadora foi acatada por todos os presentes, onde segundo o Major Sirqueira, trata-se de cuidar do social da população.
Na reunião esteve presente, o prefeito Toinho Batista ao lado de sua vice e alguns secretários como, Hélio Santos, de Esportes, Jailson da Agricultura e Lenivaldo de Cultura, além da presença de várias lideranças da sociedade, como Aldjane que presidiu a reunião como vice-presidente da Caccum, além de outros nomes da educação, como professora Fátima e Izabel, Dona Izete Torres compareceu na reunião, ela representa o conselho municipal de saúde, como presidente, além dela Toninho Fragoso, Pastor Aparecido e Carlos participaram, eles são integrantes do mesmo conselho.
A reunião aconteceu no Centro das Irmãs e São José, onde o prefeito disse que é preciso as secretarias se unir, e que a população precisa ser orientada da importância em denunciar, Toinho Batista se lembrou do risco que as crianças estão vivendo, isso porque os pais não têm coragem de denunciar, por isso o grande crescimento de menores envolvidos.
“É preciso ofertar credibilidade aquele povo, eles estão sendo refém do crime, é preciso à sociedade começar a visitar os bairros, para que os moradores se sintam seguros”. Disse o prefeito.
Dona Izete, que tem 22 anos de vicentina, contou que, tem dia que sente dificuldade em levar assistência aos irmãos carentes e não está conseguindo, é preciso falar de segurança, acho pressa na criação do conselho, mas antes é preciso mostrar as atribuições de todos envolvidos. Concluiu.
A apresentadora do programa Espaço Mulher, também participou da reunião e levantou a bandeira em luta da defesa das mulheres que, em Joaquim Gomes sofre com a violência, Iris Chagas foi parabenizada pelo prefeito, quando disse que esse é seu pensamento, quando defende essa sensibilização de toda sociedade em busca de fazer sua parte, ele disse que Joaquim Gomes precisa de centenas de pessoas com a coragem que Iris está tendo, o que vai melhorar muito no combate a violência.
Os membros do conselho serão formados por representantes da sociedade, onde será escolhido titular e suplente, as secretarias e conselhos já existentes devem fazer parte, Major Sirqueira defendeu que cores partidárias sejam extinta do conselho, o prefeito sugeriu no estatuto uma cláusula, onde o membro que querer envolver politica seja extinto do quadro e substituído por outro nome.
No final da reunião ficou decidido que, serão definidos os representantes de cada secretaria e entidades, onde serão indicados para formação do conselho, a nova reunião foi marcada para próximo dia 20 deste mês, onde lá, já deve sair a formação do Conselho, Agora Conselho de Defesa Social.

Um comentário:

  1. Fico preocupado, com a violência no Brasil, Alagoas e localmente em Joaquim Gomes, gostaria que a população combater-se a violência em nossa cidade, cobrando do estado maior segurança. E principalmente protestar e vestir a camisa em prol de uma educação de qualidade, assim como o fazem no período eleitoral, por outros motivos.

    ResponderExcluir


Tradutor