quinta-feira, 6 de março de 2014

Mãos Que Falam

Exposição realizada pela CACCUM mostra talentos de artistas de Joaquim Gomes
sábado, 18 janeiro de 2014 13:09 - www.jgnotícias.com Da Redação


Foram 49 artes expostas na Praça Laurentino Gomes de Barros no município de Joaquim Gomes, na última sexta-feira (17), quando desde as 14h até as 20h, ficaram expostos todo material, obras de artistas do próprio município, mesmo sabendo que existe outros talentos, porém como projeto piloto apenas três desses talentos foram colocados a público. Ana Beatriz, Rosilene Nascimento e Esther Tibúrcio, três nomes que provaram o talento através da arte de fotografar, pintar e desenhar.


O evento aconteceu através da Caccum - Casa de Cultura Cidadã Urucum, que desde 2010, vem estimulando o povo de Joaquim Gomes, sobre a cultura, e dessa vez foi o momento de provar que em Joaquim Gomes, existe grandes artistas, que com sua forma simples de utilizar as mãos, acabam falando através de imagens, em que passam a mensagem cultural ao povo, não somente da cidade, mas quem esteve visitando e pôde observar de perto tudo que é de bonito, através da arte.

Rosilene Nascimento, nascida nesta cidade, aos 4 anos, teve que morar no Mato Grosso, infelizmente seu pai faleceu por lá e aos 9 anos, teve que retornar com a família para cá, onde mora até hoje, residindo no bairro Antônio Celestino Lins, membro de uma família de boa índole.

Atualmente está no 6º período da faculdade, onde cursa Comunicação Social em Relações Públicas, foi partir dai, que descobriu o talento, que precisou de algumas aulas do professor de Estética na Universidade Federal de Alagoas, Ronaldo Bispo, e logo provou está no caminho certo. Com a ajuda da irmã, Rosileide Nascimento, que também faz faculdade na mesma universidade, sendo que, Comunicação Social em Jornalismo, e usando seus conhecimentos acabou sendo a produtora do projeto fotográfico.

Rosilene fez o trabalho fotográfico, atendendo a disciplina, e acabou fazendo sucesso, já que a qualidade das fotos, chamou  atenção dos colegas, inclusive de professores, e claro, teria que chamar também a atenção dos membros da Caccum, Josivaldo Santos, foi quem observou isso, e mentalizou o projeto, para que todos pudessem conhecer a arte de fotografar, de uma filha da terra.




A iniciativa nasceu de uma conversa que saiu durante um jantar, em que membros da ONG participavam, e lançaram o convite a estudante de comunicação, que ao lado da colega Paula Suely, foram responsáveis por expor todo material em praça pública.

Inspirada em filmes épicos, Rosilene colocou na exposição dez fotografias, em que, a modelo Abigail, com seu charme mostrou sua beleza, e assim também contribuiu para fotos de alto nível, Rosilene utilizou o cenário, baseado em fotos dos filmes: A Bonequinha de Luxo, Uma linda Mulher, Pouca Roncha entre outros filmes épicos. Lembrando que todas as fotos foram feitas na própria cidade.


Segundo Josivaldo Santos, tesoureiro da Caccum, a ideia foi fantástica e se sente bem em poder contribuir para que o povo possa ver a arte que muitas vezes fica escondida, como o objetivo é divulgar os talentos, utilizamos o período da festa, já que a cidade encontra-se movimentada e dai, vamos ter um público maior de pessoas para ver de perto as obras feitas por jovens de nossa cidade. Disse ele. Josivaldo acrescentou que trata-se de um projeto piloto, mas que a ONG pretende promover novamente, e assim mostrar novos artistas com artes diversificadas. Ele disse querer estimular a prática cultural, e ações desse tipo, desperta o interesse em ver as obras expostas em público.

Outra artista que esteve presente, foi a pequena Ana Beatriz, hoje com 14 anos, mas logo cedo já começava rabiscar com lápis e papel, em entrevista ao jgnoticias, ela revela como tudo começou, filha de Adriana e Adelson, Ana Beatriz mora na Rua Estêvão Lins, no bairro Asplanas, onde em casa começa fazer seus desenhos, um talento que realmente encanta quem ver, suas obras foram expostas, 21 desenhos, todos em caricaturas humanas, isso mesmo, a menina transforma fotos em desenho, dando realidade a ele, a prova disso é que entre os desenhos você ver pessoas conhecidas, como Rodrigo Carneiro, que, trouxe uma realidade no desenho fantástica, Robert, e outros amigos de Ana Beatriz, também foram transformados em arte.


A pequena disse que tudo iniciou, ainda quando tinha seus 10 anos e não podia assistir desenho animado, que logo queria passar para o papel, e foi fazendo aquilo, até ver seu irmão Anderson nascer, e com poucos meses resolveu fazer o primeiro desenho de pessoa, e dai, não quis saber de parar mais. Na exposição, ela mostra foto desenhada de sua mãe, irmã e irmão, mas disse que, a que mais acredita se aproximar de uma fotografia, foi o trio de personagens do Harry Potter. Feliz da vida, disse que pretende seguir desenhando, mas ainda não sonha em se tornar artista famosa, apenas faz isso por curiosidade.

Quem se orgulhou muito em ver a exposição, foram suas tias, Aldenice e Alda, foram ver de perto, parabenizaram o talento e se sentem muito contente em saber que além de ser feito por uma filha da terra, trata-se de alguém da família Inácio. Sua mãe, Adriana Oliveira também foi prestigiar, a cada foto, embora já tivesse visto em casa, mas fez questão de rever cada uma.

Para o presidente da Caccum, Erinaldo Calado, o projeto "Mãos que Falam", prova mais uma vez que Joaquim Gomes estar recheado de artistas, e que o anonimato acaba sendo o fator para que pouca gente conheça, e pensando nisso a ONG, está abrindo portas para que essas pessoas passem a expor suas obras e assim lucrar com seu talento. Calado conta ainda que, embora sabendo a falta de hábito das pessoas em visitar exposições na cidade, isso devido a falta de incentivo a cultura, mas de uma coisa tem certeza, o povo de Joaquim Gomes é curioso, então quem não tem hábito cultural, mas terá curiosidade, acabam esbarrando em imagens lindas e feitas por filhos da terra com traços artísticos. Disse ele.


Esther Tibúrcio, também joaquimgomense, e um talento que ganha ainda mais a admiração, ela trouxe a exposição, 18 imagens, que realmente retratam a natureza e acabam falando por si só, quando trás a mensagem de dias ensolaradas, ambientes lindos como o por do sol, a lua no céu, os rios e mares que enfeitam a paisagem, tudo isso você ver, através da pintura com giz de cera, um trabalho que já foi conhecido através deste site, quando mostramos uma exposição dessa artista, e hoje voltamos a mostrar, o que não se torna repetitivo, afinal arte é sempre bom se admirar.


Ela chama a atenção, pela beleza dos trabalhos e perfeição, nas cores vibrantes, e que ganham vida, e tem mais, feita por uma pessoa que sofre com problema de baixa visão, mas nem por isso deixou seu talento enterrado, e colocou em prática aquilo que, vem de dentro, dando exemplo de que, é possível, transformar o que você tem em arte, mesmo quando ainda existir obstáculos pela frente.

Aldjane Oliveira, vice-presidente da CACCUM, também falou conosco, disse da emoção, em realizar o projeto junto com seus colegas, sabe da importância e se sente realizada, ela viu de perto os trabalhos, inclusive uma das fotos feita por Ana Beatriz, retrata sua sobrinha. Para ela, as portas estão se abrindo e novos projetos serão realizados, junto com o presidente, falaram na possibilidade de realizar novamente o "Mãos que Falam", ainda no segundo semestre deste ano, quando promoverão o maior evento da Casa de Cultura Cidadã Urucum.

Para fechar, Rosilene, artista e organizadora do projeto, parabenizou a CACCUM pelo espaço dado ao povo de Joaquim Gomes, através da exposição, onde mostrou, o que a vezes os olhos não querem enxergar, mas a iniciativa comprova que a ONG segue em busca de trazer ao povo de Joaquim Gomes a cultura, em todos os seus aspectos.

Créditos: jgnoticias.com e 40graus.al



Um comentário:

  1. Parabéns Caccum pela iniciativa, amei o trabalho...valorizar os talentos existente na terra é de muita gratificação para os mesmos.


    ResponderExcluir


Tradutor