segunda-feira, 22 de abril de 2013

IMA visita as nascentes e se une a Caccum para discutir criação de Parque Ecológico Municipal



A natureza demonstra mesmo estar a favor da recuperação das nascentes em Joaquim Gomes, coincidência ou não, mas no dia em que os técnicos do Instituto de Meio Ambiente (IMA), veio à Joaquim Gomes, no objetivo de visitar as nascentes que fica próximo a Serra do Búfalo, a chuva caiu, um dia que molhou a terra, e claro, já serve como alimentação para que as nascentes possam reviver, embora algumas delas já estão quase morta, o abandono e descaso com o meio ambiente é algo que vem preocupando a ONG, Caccum - Casa de Cultura Cidadão Urucum.

A prova disso é a luta constante em defesa e preservação ambiental, membros da entidade, vêm desde sua fundação em luta por conscientizar a sociedade sobre os cuidados, além de trabalhar nesse resgate, eles iniciaram esse ano, uma visita as nascentes, e agora seguem em busca de encontrar uma solução, era por volta das 09h, quando o presidente da Caccum, Neilson Gomes, levou os técnicos do Ima até as nascentes, lá, eles fizeram uma vistoria, e perceberam a necessidade de resgatar de fato aquelas nascentes, que somando são mais de 14, algumas quase sem água.


Neilson contou que, os técnicos vão preparar documento que ajudará a ong a enfrentar novos desafios em luta pela preservação, o documento servirá como base para o relatório da ONG, que será anexado ao material enviado pelo IMA, aonde será entregue ao governo municipal, em busca de uma real solução.

A ideia da Caccum, segundo informou o presidente, é solicitar do município a criação de um parque ecológico municipal, na área que fica no pé da serra, fazendo parte da Fazenda Mira Serra. Ikson Teotônio de Emery, é chefe da APA - Área de Preservação Ambiental.  A APA de Murici tem área de 116.100 ha, e abrange os municípios de Murici, União dos Palmares, São José da Laje, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Joaquim Gomes, Messias, Branquinha e Flexeiras.

O presidente, em entrevista ao jgnoticias, revelou que a ideia é, que o relatório do IMA reforce o da ONG, ele espera que o prefeito de Joaquim Gomes, seja sensível e tenha em mente um sentimento de preservação, uma vez que essa é a luta em manter nossas nascentes vivas. Contou Neilson. O Técnico do IMA se comprometeu em duas semanas apresentar um relatório da real situação, em seguida a Caccum deverá estudar a maneira de melhor sensibilizar a sociedade e inicialmente pensam em preparar um abaixo assinado que deve ser colocado a disposição da comunidade, onde no final todas  as assinaturas serão entregue ao poder público, com o objetivo de fazê-lo entender o quanto é importante preservar a natureza, principalmente quando o assunto é água.

Além das nascentes a Caccum, vive uma nova preocupação em reflorestar as matas ciliares nas margens do Rio Camaragibe Mirim.
 


Fonte: http://www.jgnoticias.com/texto.php?ID=3361

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradutor